Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo interrompe repasse de verbas para o programa Ciência Sem Fronteiras

Política

Governo interrompe repasse de verbas para o programa Ciência Sem Fronteiras

O governo do presidente interino, Michel Temer, não renovou a concessão de bolsas a estudantes de doutorado pleno no exterior do programa federal de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Segundo reportagem o jornal Folha de S. Paulo publicada nesta segunda-feira (27), diversos bolsistas tiveram a bolsa mensal interrompida indefinidamente após parecer negativo da Capes, agência federal que participa do programa Ciência sem Fronteiras pelo Ministério da Educação (MEC). [Leia mais...]

Governo interrompe repasse de verbas para o programa Ciência Sem Fronteiras

Foto: Reprodução

Por: Matheus Simoni no dia 27 de junho de 2016 às 15:01

O governo do presidente interino, Michel Temer, não renovou a concessão de bolsas a estudantes de doutorado pleno no exterior do programa federal de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Segundo reportagem o jornal Folha de S. Paulo publicada nesta segunda-feira (27), diversos bolsistas tiveram a bolsa mensal interrompida indefinidamente após parecer negativo da Capes, agência federal que participa do programa Ciência sem Fronteiras pelo Ministério da Educação (MEC).

Há 2.713 alunos de doutorado com bolsa plena do governo federal fora do país. A especulação entre os estudantes é que o governo está cortando bolsas no exterior para reduzir custos, diante da atual crise econômica. Para se ter uma ideia, o investimento mensal para manter um bolsista de doutorado pleno nos EUA –onde há 573 deles–, em cidade considerada "de alto custo", é de U$1.700 (quase R$6.000).

No Reino Unido, que tem 504 bolsistas de doutorado pleno, o investimento mensal do governo com cada doutorando é de quase R$8.000 em cidades de alto custo. Procurada pela Folha, a Capes negou que estejam ocorrendo os cortes e afirmou que renovação da concessão da bolsa não é automática. Criado em 2011 durante o governo Dilma Rousseff com objetivo de enviar 101 mil estudantes para as melhores universidades do mundo, o Ciência sem Fronteiras tem sido alvo de críticas por parte do governo Dilma.