Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

"PMDB trocou por Ministério do Tráfico", diz Dilma sobre extinção da CGU

Política

"PMDB trocou por Ministério do Tráfico", diz Dilma sobre extinção da CGU

Durante entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (28), a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), falou sobre a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU), agora Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC). [Leia mais...]

"PMDB trocou por Ministério do Tráfico", diz Dilma sobre extinção da CGU

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento e Felipe Paranhos no dia 28 de junho de 2016 às 09:46

Durante entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (28), a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), falou sobre a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU), agora denominada Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC). A alteração foi possível graças a uma medida provisória editada pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB). Ironizando a mudança, a petista declarou: "Criamos a CGU, que agora eles transformaram, de modo muito estranho no 'ministério do Tráfico' — TRAnsparência, FIscalização e COntrole. É uma piada pronta", afirmou.

A presidente afastada exaltou ainda os feitos do governo Lula, além de comentar a corrupção no país. "A corrupção no Brasil existe e existiu há muito anos. [Mas] foi no governo Lula que foi criado o Portal da Transparência, foi no governo Lula que houve o reconhecimento do Ministério Público com a lista tríplice e escolhendo o primeiro da lista, o que não é uma obrigação", disse.

Dilma aproveitou para criticar o que chamou de "espetacularização" do combate à corrupção, com a divulgação de áudios, por exemplo, durante a Operação Lava Jato. "Criamos uma série de iniciativas sem as quais todo esse processo de investigação não teria ocorrido. Tiramos o Engavetador-Geral da República, que fazia isso na época do Fernando Henrique. Isso não autoriza nenhum tratamento de espetacularização desse combate à corrupção. O fato de ele [o processo de combate] ter equívocos, erros, não significa que ele tenha que acabar, como alguns queriam", afirmou. "Tanto que, o senhor Sérgio Machado grava Romero Jucá falando 'vamos tirar esse governo senão essa sangria vai continuar', e esse governo não impede as investigações. Nós não impedimos. Mas tudo o que é nosso pode ser melhorado, aperfeiçoado. Não poderia ocorrer no Brasil a divulgação indevida para a imprensa de atos que os acusados sequer sabem do que se trata", acrescentou.  

Leia também:

Dilma Rousseff ataca Moro e critica vazamentos de conversas: “É crime”

Ouça a entrevista completa abaixo: