Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Conselho de Ética instaura novo processo contra Bolsonaro

Política

Conselho de Ética instaura novo processo contra Bolsonaro

O Presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), instaurou nesta terça-feira (28) o processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) após o parlamentar ter dedicado seu voto à favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura militar. [Leia mais...]

Conselho de Ética instaura novo processo contra Bolsonaro

Foto: Nilson Bastian/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 28 de junho de 2016 às 16:08

O Presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), instaurou nesta terça-feira (28) o processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) após o parlamentar ter dedicado seu voto à favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura militar.

A instauração do processo contra o deputado Jair Bolsonaro só foi possível porque, com o fim do processo disciplinar contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a pauta do colegiado foi destrancada. Após a instauração foram sorteados três parlamentares que poderão elaborar um parecer admitindo ou não a denúncia formulada pelo autor do pedido de investigação, o PV.

Wellington Roberto (PR-PB), Zé Geraldo (PT-PA) e Valmir Prascidelli (PT-SP) compõem a lista dos parlamentares aptos a relatar o pedido de investigação no Colegiado. O anúncio do relator deverá ser feito na próxima reunião do Conselho de Ética, prevista para o dia 6 de julho.

Na semana passada, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar Bolsonaro réu. Na ação em questão, o parlamentar é acusado de injúria e incitação pública ao estupro quando, em 2014, afirmou na tribuna da Câmara que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) "porque ela não merece".