Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Julgamento do impeachment no Senado deve ser concluído após Olimpíada

Política

Julgamento do impeachment no Senado deve ser concluído após Olimpíada

O diretor-executivo do Comitê Organizador Rio 2016, Sidney Levy, falou na última terça-feira, em Washington, que pediu informalmente ao presidente em exercício, Michel Temer, que o julgamento do impeachment não ocorra nos mesmos dias do evento esportivo. [Leia mais...]

Julgamento do impeachment no Senado deve ser concluído após Olimpíada

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Por: Camila Tíssia no dia 29 de junho de 2016 às 08:28

A presidente afastada Dilma Rousseff não terá o seu processo de impeachment julgado antes do dia 26 de agosto. Pelo menos é o que diz assessores do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que conduz essa fase do processo no Senado. Segundo afirmação feita ao jornal Globo, o julgamento vai acontecer após a Olimpíada do Rio, que vai de 5 a 21 de agosto. 

Uma das últimas fases do processo, a votação da pronúncia, que trata de análise do resultado da comissão do impeachment no plenário, está marcada para o dia 9 de agosto. De acordo com a Lei do Impeachment, após a decisão será aberto prazo de 48 horas para a acusação se manifestar e para apresentar a lista de testemunhas sugeridas. Em seguida, a defesa terá prazo igual para proceder da mesma forma.

Ainda será necessário aguardar, pelo menos, 10 dias até o início do julgamento final do processo. Lewandowski poderá marcar a data do julgamento a partir do dia 25 de agosto, no entanto, não há previsão de quanto tempo vai durar o julgamento final no Senado.

Ainda segundo a reportagem, o diretor-executivo do Comitê Organizador Rio 2016, Sidney Levy, falou na última terça-feira, em Washington, que pediu informalmente ao presidente em exercício, Michel Temer, que o julgamento do impeachment não ocorra nos mesmos dias do evento esportivo. Ele disse também que o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem a mesma preocupação. Já o interino afirmou que não pode fazer nada, pois o rito depende do Congresso.