Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

“Ela está triste, mas aguerrida”, diz Renan após reunião com Dilma no Alvorada

Política

“Ela está triste, mas aguerrida”, diz Renan após reunião com Dilma no Alvorada

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, nesta quarta-feira (29), que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) está “triste, mas aguerrida” com relação ao processo de impeachment que enfrenta no Congresso [Leia mais...]

“Ela está triste, mas aguerrida”, diz Renan após reunião com Dilma no Alvorada

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Alaine Brasil no dia 29 de junho de 2016 às 18:56

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, nesta quarta-feira (29), que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) está “triste, mas aguerrida” com relação ao processo de impeachment que enfrenta no Congresso.

A declaração foi dada depois de uma reunião de quase duas horas entre Renan e Dilma no Palácio da Alvorada. Segundo o senador, o encontro aconteceu a pedido de Dilma. “A presidente continua muito bem, aguerrida. Triste, mas aguerrida. E ela aproveitou a oportunidade da conversa para me recomendar ponderação e equilíbrio. Ela acha que essas coisas estão em falta no Brasil”, disse Renan.

Questionado por jornalistas sobre a recomendação de “ponderação e equilíbrio”, não deu detalhes, disse apenas que achou “uma boa recomendação” e que ele tem agido dessa maneira na condução do Senado. O parlamentar também disse que explicou para Dilma as próximas etapas do processo do impeachment no Senado. Segundo o peemedebista, Dilma não falou de expectativas sobre a decisão final dos senadores com relação ao caso. Renan disse que a conversa aconteceu a pedido de Dilma, mas que ele estava “sentido falta” de se reunir com a petista.

Ainda segundo Renan Calheiros, a presidente afastada não falou sobre a proposta – que já defendeu em entrevistas à imprensa – de fazer um plebiscito para consultar a população sobre a possibilidade de convocar novas eleições antes de 2018. Renan, no entanto, opinou que a proposta teria dificuldades de “caminhar” no Congresso Nacional. “Essa proposta [de novas eleições] não está posta, mas seria difícil caminhar, porque precisaria de uma correlação bastante favorável. Três quintos na Câmara e três quintos no Senado. Eu não acredito na possibilidade dessa perspectiva preponderar”, afirmou o presidente do Senado explicando o mínimo de votos necessários para uma emenda à Constituição ser aprovada pelas duas Casas.