Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

STF autoriza abertura de investigação contra presidente do Conselho de Ética

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de uma investigação contra o presidente do Conselho de Ética da Câmara, o deputado baiano José Carlos Araújo (PR). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), com base em investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), ele é suspeito de corrupção ativa e de crimes contra a administração pública. [Leia mais...]

STF autoriza abertura de investigação contra presidente do Conselho de Ética

Foto: Lula Marques/Agência PT

Por: Matheus Simoni no dia 05 de julho de 2016 às 15:03

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de uma investigação contra o presidente do Conselho de Ética da Câmara, o deputado baiano José Carlos Araújo (PR). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), com base em investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), ele é suspeito de corrupção ativa e de crimes contra a administração pública.

Também são investigados pela Procuradoria o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, Evandro Almeida e Robson Gomes Portugal, ambos do PP. Pré-candidato pelo PP para prefeitura de Governador Mangabeira, o procurador jurídico Marcelo Pedreira, e o seu tio Milton de Cerqueira Pedreira também são investigados. Além deles, a PGR apura a participação do líder da oposição na Câmara de Mangabeira, vereador Albano Fonseca (PDT), e Fábio Almeida, nos supostos crimes.

Segundo o site Bocão News, um suposto esquema de corrupção envolvendo políticos do Recôncavo baiano foi denunciado à Polícia Federal e ao Ministério Público na Bahia, envolvendo o deputado federal José Carlos Araújo. A denúncia foi feita por um membro do Grupo de Combate à Corrupção no Município de Governador Mangabeira, identificado como Luciano Reis Santana, e entregue a reportagem pelo presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Edgar Henrique (PEN).

De acordo com a reportagem, os suspeitos teriam arquitetado um esquema para desviar cerca de R$ 300 mil mensais, e, ao todo, R$ 10 milhões, dos cofres públicos do município de São Francisco do Conde. A quadrilha, segundo a denúncia, tinha como objetivo financiar futuras campanhas políticas do presidente e do atual procurador jurídico da Câmara de São Francisco do Conde, Robson Gomes Portugal, e Marcelo Pedreira, ao cargo de prefeitos de S.F. do Conde e Governador Mangabeira, respectivamente.

Atualmente, o processo, que teve pedido de vista requerido pela PGR, se encontra sob relatoria do ministro Marco Aurélio, que autorizou a abertura da investigação contra o parlamentar.