Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Eleições 2016: Presidente do TSE vê 'distorções' em teto de gastos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, falou nesta segunda-feira (25), que existem "distorções" no teto de gastos de candidatos a prefeito e a vereador fixados pelo tribunal com base na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso em 2015. [Leia mais...]

Eleições 2016: Presidente do TSE vê 'distorções' em teto de gastos

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Jessica Galvão no dia 25 de julho de 2016 às 14:06

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, falou nesta segunda-feira (25), que existem "distorções" no teto de gastos de candidatos a prefeito e a vereador fixados pelo tribunal com base na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso em 2015. A afirmação foi dada por Mendes, durante coletiva de imprensa para apresentação dos dados do eleitorado brasileiro.

Na ocasião, o presidente do TSE disse que casos em que houve distorções terão que ser discutidos pelo plenário do Tribunal. "Nesses municípios, por alguma razão, se fez declaração que não correspondia aos fatos. Portanto, não se cuidou da discussão sobre os gastos declarados. O que se fez foi tirar fotografia, aplicando-lhes o redutor. Temos essa fotografia um tanto quanto distorcida. É uma questão, sem dúvida nenhuma, delicada, e terá que ser submetida ao TSE. A boa intenção do legislador é evidente, mas não contava ele com as distorções perpetradas por declarações que não correspondem minimamente à realidade", falou.