Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rodrigo Maia sobre renegociação de dívidas estaduais e PEC: “Prioridades”

Política

Rodrigo Maia sobre renegociação de dívidas estaduais e PEC: “Prioridades”

Após reunião nesta quarta-feira (27) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que as prioridades de votação na Casa, no retorno do recesso, serão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece um teto para os gastos públicos e, também, o processo de renegociação das dívidas estaduais [Leia mais...]

Rodrigo Maia sobre renegociação de dívidas estaduais e PEC: “Prioridades”

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Alaine Brasil no dia 27 de julho de 2016 às 12:57

Após reunião nesta quarta-feira (27) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que as prioridades de votação na Casa, no retorno do recesso, serão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece um teto para os gastos públicos e, também, o processo de renegociação das dívidas estaduais.

Em conversa coom jornalistas, o presidente da Câmara afirmou que vai tentar negociar com os líderes partidários da Casa para votar, já na próxima semana, o projeto que homologa a renegociação das dívidas dos estados. O acordo suspende, até o fim deste ano, a cobrança das dívidas estaduais com a União, que estava, em abril, em R$ 427 bilhões.

No entanto, os estados voltam a pagar, em 2017, o equivalente a 5,55% da parcela atual. A cada mês, o percentual sobe 5,5 pontos percentuais até que, ao final dos 18 meses, chegue ao valor completo da parcela. 

"O processo eleitoral não deve e não pode atrasar a reponsabilidade que tem tanto o poder Executivo quanto o poder Legislativo. A responsabilidade é daqueles que estão revestidos dos seus mandatos e cargos para colaborar com o Brasil. A Câmara vai trabalhar. Ela precisa trabalhar e nós temos prioridade na agenda econômica apresentada pelo governo Michel Temer e pelo ministro Meirelles", disse Maia, defendendo que, antes de os deputados se dedicarem às campanhas da eleição municipal de outubro, eles limpem a pauta prioritária da Casa. “Esse objetivo atingido, temos toda condição de voltar para os nossos estados, fazer campanha e não sermos cobrados pelos nossos eleitores da nossa obrigação, que é colaborar com a superação da crise econômica no país", finalizou.