Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Defesa diz que ex-presidente Lula jamais tentou interferir na Lava Jato

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o petista "jamais interferiu ou tentou interferir" em depoimentos relativos à Operação Lava Jato. A afirmação foi dada após o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). [Leia mais...]

Defesa diz que ex-presidente Lula jamais tentou interferir na Lava Jato

Foto: Ricardo Stuckert Filho/PR

Por: Matheus Simoni no dia 29 de julho de 2016 às 17:14

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o petista "jamais interferiu ou tentou interferir" em depoimentos relativos à Operação Lava Jato. A afirmação foi dada após o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusou Lula de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada com a Justiça.

Além do ex-presidente, também tornaram-se réus o ex-senador Delcidio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Por meio de comunicado, a defesa de Lula declarou que o ex-presidente ainda não foi citado, mas, "quando isso ocorrer, apresentará sua defesa e, ao final, sua inocência será certamente reconhecida".

"Lula já esclareceu ao Procurador Geral da República, em depoimento, que jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato. A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar. Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais", declaram os advogados.