Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Associação de Magistrados critica militância de Gilmar Mendes contra a Lava Jato

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou uma nota nesta quarta-feira (24) criticando o posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes contra procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato. [Leia mais...]

Associação de Magistrados critica militância de Gilmar Mendes contra a Lava Jato

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 24 de agosto de 2016 às 14:42

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou uma nota nesta quarta-feira (24) criticando o posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes contra procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato. Segundo o texto, é "lamentável que um ministro do STF, em período de grave crise no País, milite contra as investigações da Operação Lava Jato".

Nesta semana, Gilmar Mendes afirmou ser necessário "colocar freios" na atuação dos procuradores da República, se referindo aos integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, Gilmar estaria indignado com o que classifica de "vazamento" de informações sobre a delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da empreiteira OAS.

Na manifestação, o presidente da entidade, João Ricardo Costa, afirmou que o Poder Judiciário vem sendo "atacado e desrespeitado" por uma série de iniciativas que visam "enfraquecer a magistratura". "O questionamento sobre seus vencimentos é uma consequência desse movimento, uma vez que coloca em dúvida a recomposição parcial dos subsídios, já prevista na Lei Orçamentária de 2016, cuja aprovação se arrasta desde julho de 2015, quando o STF enviou a proposta ao Congresso Nacional", declarou Costa.

Confira a nota na íntegra:

A AMB considera inadmissível qualquer ataque vindo de autoridades e instituições ligadas ou não ao Poder Judiciário. Não serão aceitas manifestações deselegantes e afrontosas, ainda mais feitas por integrantes do Judiciário que não iniciaram carreira na primeira instância, em comarcas de difícil acesso e sujeitas a toda série de limitações, inclusive a terem seus foros incendiados, como ocorreu há poucos dias em Goiatuba, no interior de Goiás.

Além disso, o ministro esqueceu de dizer que os magistrados possuem limitações legais e constitucionais a que não estão sujeitas outras carreiras do Estado, estando impedidos de ter outras fontes de renda além da remuneração pelo exercício dos seus cargos, que somente pode ser complementada com a dedicação dentro das salas de aula.

É lamentável que um ministro do STF, em período de grave crise no País, milite contra as investigações da Operação Lava Jato, com a intenção de decretar o seu fim, e utilize como pauta a remuneração da magistratura. O ministro defende financiamento empresarial de campanha e busca descredibilizar as propostas anticorrupção que tramitam no Congresso Nacional, ao invés de colaborar para o seu aprimoramento.

Sustentamos outro conceito de magistratura, que não antecipa julgamento de processo, que não adota orientação partidária, que não exerce atividades empresariais, que respeita as instituições e, principalmente, que recebe somente remuneração oriunda do Estado, acrescida da única exceção legal da função do magistério.

Dessa forma, a AMB repudia que autoridades se aproveitem de um momento tão fundamental para a democracia para buscar espaço midiático, desrespeitando as instituições. A entidade reforça que é fundamental, cada vez mais, fortalecer o Judiciário como um órgão que tem atuado fortemente a favor do cidadão brasileiro, prezando sua autonomia e independência funcional.