Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Temer manda recado para Dilma: "golpista é você, que está contra a Constituição"

Empossado como presidente da República na tarde desta quarta-feira (31), Michel Temer comandou a primeira reunião ministerial do governo após a cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. "Queria dizer em rápidas palavras inaugurais nesse nosso encontro que a partir de hoje estamos ocupando uma outra posição", disse o presidente Temer durante a abertura. [Leia mais...]

Temer manda recado para Dilma: "golpista é você, que está contra a Constituição"

Foto: Beto Barata/Fotos Públicas

Por: Luiza Leão no dia 31 de agosto de 2016 às 18:02

Atualizado: no dia 31 de agosto de 2016 às 18:24

Empossado como presidente da República na tarde desta quarta-feira (31), Michel Temer comandou a primeira reunião ministerial do governo após a cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. "Queria dizer em rápidas palavras inaugurais nesse nosso encontro que a partir de hoje estamos ocupando uma outra posição", disse o presidente. 

Demonstrando incômodo por ser chamado de golpista por Dilma e seus apoiadores, o peemedebista falou aos ministros: "Tem que dizer: golpista é você, que está contra a Constituição". Ele disse ainda que o atual governo não vai "levar desaforo para casa". "Não podemos deixar uma palavra sem resposta". 

O presidente disse ainda que não aceitaria divisão na base e que a cobrança sobre o governo será "muito maior". "Eu quero que haja uma conexão permanente entre o legislativo e executivo, pois isso fortalece a democracia", complementou. Temer falou que "no plano internacional tentaram muito e conseguiram dizer que no Brasil houve golpe". Essa informação foi avaliada como intolerável. "Isso aqui não é brincadeira", disse.  

Primeira viagem oficial

Ainda nesta quarta, Temer realiza a primeira viagem oficial como presidente. Ele embarca para a China onde participa da renião da Cúpula de Líderes do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro. Durante a estadia, deverá se reunir com outros chefes de estado. O encontro serve também para anunciar ao mundo "a novidade brasileira", como ele mesmo apelidou.