Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eleitor pode verificar pela internet situação do registro de candidatos

Política

Eleitor pode verificar pela internet situação do registro de candidatos

Os eleitores que ainda estiverem incertos sobre que candidato escolher para as eleições que acontecem no próximo domingo (02) podem acessar o sistema DivulgaCanContas, para consultar a situação dos políticos concorrendo neste ano. [Leia mais...]

Eleitor pode verificar pela internet situação do registro de candidatos

Foto: Wilson Dias/ABr

Por: Laura Lorenzo no dia 27 de setembro de 2016 às 17:27

Os eleitores que ainda estiverem incertos sobre que candidato escolher para as eleições que acontecem no próximo domingo (02) podem acessar o sistema DivulgaCanContas, para consultar a situação dos políticos concorrendo neste ano.

Segundo o Tribunal Federal Eleitoral (TRE), a opção “cadastrado” representa todos os pedidos de registro de candidatura recebido pelo sistema, quer dizer que o pedido foi protocolado dentro do prazo limite. 

Após o cadastro, o pedido de registro pode ser classificado como “Aguardando Julgamento”, que é quando o pedido foi recebido pela Justiça Eleitoral mas ainda não foi analisado por nenhum juiz. 

Depois, dessa etapa o candidato pode ser classificado como “Deferido”, quando ele atende a todas as condições imposta pela legislação; “Deferido com Recurso”, quando o pedido é julgado improcedente porque o candidato não atende às condições impostas; e “Indeferido com Recurso”, quando o pedido é negado e é instaurado um recurso contra a decisão. 

O candidato é considerado “Apto” quando pode ser votado na urna eletrônica, e “Inapto” quando não pode ser votado, nesse caso, se seu número for digitado por um eleitor o voto será considerado nulo. 

Existem também as opções “Renúncia, quando o candidato desistiu, ou “Cancelado, quando o registro do candidato foi cancelado pelo partido e “Cassado, o concorrente a eleição teve seu registro cassado pela Justiça Eleitoral