Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Renan diz que não pode 'interferir e opinar' nas indicações para o STF

Política

Renan diz que não pode 'interferir e opinar' nas indicações para o STF

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta segunda-feira (23), divulgou nota afirmando que "não participa, interfere ou opina" nas indicações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e que "quaisquer insinuações" sobre o assunto "não passam de especulações inverídicas". [Leia mais...]

Renan diz que não pode 'interferir e opinar' nas indicações para o STF

Foto: Agência Brasil

Por: Yasmin Garrido no dia 23 de janeiro de 2017 às 19:41

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta segunda-feira (23), divulgou nota afirmando que "não participa, interfere ou opina" nas indicações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e que "quaisquer insinuações" sobre o assunto "não passam de especulações inverídicas".

A declaração de Renan ocorreu em razão da vaga deixada pelo ministro da Corte e relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki, que morreu na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo, em Paraty, no Rio de Janeiro. Diante desta situação, cabe ao presidente Michel Temer indicar o substituto , que só vai assumir o cargo se tiver o nome aprovado pelo Senado.

Durante o último fim de semana, Temer, que esteve no velório de Teori, em Porto Alegre (RS), afirmou que só vai indicar o novo ministro após o Supremo decidir quem será o novo relator da Lava Jato na Corte.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria de Renan Calheiros:

"Em face do noticiário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, esclarece que não participa, interfere ou opina sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, competência exclusiva do presidente da República.

O presidente informa que o Senado Federal "tem a exata compreensão de seu papel nesse processo, que é o de sabatinar e apreciar o nome escolhido pelo presidente da República". Portanto, quaisquer insinuações em sentido contrário não passam de especulações inverídicas.

Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado Federal"