Política 20 de Abr de 2017 • 17:49

Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, diz Ibope

Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, diz Ibope

Foto: Ricardo Stuckert

Uma pesquisa feita pelo Ibope apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Feita pela primeira vez, a pesquisa mostra que 30% dos eleitores votariam nele com certeza, 17% responderam que poderiam votar e 51% afirmaram não votar de jeito nenhum. Desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos.

A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht.

Enquanto a rejeição a Lula diminuiu, os três principais nomes do PSDB tiveram decrescimento no potencial de votação ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) caiu de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%. Já o índice do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Eles aparecem, todos, com taxas de rejeição superiores à de Lula, com 62%, 58% e 54%, respectivamente.

Já o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 24% de eleitores potenciais, e rejeição de 32%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, 33% dos eleitores a indicam como possível opção – eram 39% há um ano.



publicidade:


Notícias : Política