Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Temer vai criar Ministério da Segurança Pública por meio de Medida Provisória

O presidente Michel Temer anunciou a colaboradores próximos de sua gestão que vai realmente criar o Ministério da Segurança Pública por meio de Medida Provisória.

Temer vai criar Ministério da Segurança Pública por meio de Medida Provisória

Foto: Alan Santos/PR

Por: Laura Lorenzo no dia 17 de fevereiro de 2018 às 14:30

O presidente Michel Temer anunciou a colaboradores próximos de sua gestão que vai criar o Ministério da Segurança Pública por meio de Medida Provisória. De acordo com o jornal Estadão, a nova pasta vai esvaziar o Ministério da Justiça e terá em sua jurisdição a Polícia Federal. Em evento no Rio de Janeiro, Temer confirmou que vai criar a pasta.

O nome do ministro da Defesa, Raul Jungmann, é um dos favoritos para poder assumir o ministério, mas há duas dificuldades: Jungmann, que é deputado federal, ainda não sabe ser irá disputar a eleição deste ano e o governo terá dificuldades em substituí-lo na pasta da Defesa. É provável que seja um nome técnico.

A Medida Provisória precisa ser votada no Congresso, que pode vetar ou não a criação da pasta, mas a partir do momento em que for editada tem vigência imediata. Temer poderia também poderia criar o ministério por projeto de lei, mas o caminho para aprovação é mais longo.