Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

TRF4 rejeita recurso de Lula e mantém condenação à prisão

Política

TRF4 rejeita recurso de Lula e mantém condenação à prisão

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou por unanimidade os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a pena 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, os embargos declaratórios não foram aceitos pelos magistrados da corte. [Leia mais...]

TRF4 rejeita recurso de Lula e mantém condenação à prisão

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Por: Matheus Simoni no dia 26 de março de 2018 às 14:11

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou por unanimidade os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a pena 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, os embargos declaratórios não foram aceitos pelos magistrados da Corte.

Mesmo com a decisão, Lula não pode ser preso, já que o Supremo Tribunal Federal garantiu, em decisão provisória, a liberdade do petista até o julgamento do habeas corpus no próprio STF no dia 4 de abril.

A condenação tornou o ex-presidente considerado "ficha suja" por conta da lei da Ficha Limpa, que veta a possibilidade de candidatos condenados em segunda instância concorrerem nas eleições. Para garantir o nome no pleito, o petista vai depender de uma decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF), que podem concender uma autorização especial.