Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula discute situação do governo Dilma com ex-ministro Nelson Jobim

Política

Lula discute situação do governo Dilma com ex-ministro Nelson Jobim

Parece mesmo que o ex-presidente Lula está se articulando nos bastidores para tentar reverter a crise no governo federal. [Leia mais...]

Lula discute situação do governo Dilma com ex-ministro Nelson Jobim

Foto: Divulgação

Por: Matheus Morais no dia 29 de setembro de 2015 às 11:46

Parece mesmo que o ex-presidente Lula está se articulando nos bastidores para tentar reverter a crise no governo federal. Segundo a coluna de Monica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, o petista se reuniu com o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim há algumas semanas para discutir a crise política.
Ainda de acordo com a publicação, Jobim avaliou que a chance do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa da presidente Dilma e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), é remota. Neste caso, seria feita uma eleição em 90 dias e Aécio Neves, senador pelo PSDB, seria o favorito, desfecho este que não interessaria a Geraldo Alckmin (PSDB).

Já o impeachment ainda é improvável, já que Jobim não vê fundamento jurídico, enquanto Lula avalia que governo ainda tem força para garantir os 172 votos necessários para barrar o impeachment. E a renúncia, dado o perfil de Dilma, seria quase impossível.

A conclusão que se tirou foi que Dilma tem que realizar uma reforma de envergadura em sua equipe. Jobim sugere nomear um ministro forte da Casa Civil, enquanto Dilma se dedicaria à política internacional. Contudo, a reforma da presidente aponta na direção inversa.