Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

TSE abre ação que pode levar à cassação da presidente Dilma Rousseff

Política

TSE abre ação que pode levar à cassação da presidente Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (6) prosseguir com a ação movida pelo PSDB pedindo investigações sobre a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). O objetivo é apurar se valores desviados da Petrobras abasteceram o caixa da chapa composta pela petista e pelo seu vice, Michel Temer (PMDB), o que poderia levar à cassação seus respectivos mandatos. [Leia mais...]

TSE abre ação que pode levar à cassação da presidente Dilma Rousseff

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 06 de outubro de 2015 às 21:50

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (6) prosseguir com a ação movida pelo PSDB pedindo investigações sobre a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). O objetivo é apurar se valores desviados da Petrobras abasteceram o caixa da chapa composta pela petista e pelo seu vice, Michel Temer (PMDB), o que poderia levar à cassação seus  respectivos mandatos. Com isso, o Ministério Público tem autorização para investigar suspeitas de irregularidades e abuso de poder políticos e econômico praticados pela campanha presidencial do PT. Só faltavam votar os ministros Luciana Lóssio e Dias Toffoli. Ela votou pelo arquivamento e ele, pela continuidade. O placar foi de 5 votos a 2.

O PSDB aponta na ação abuso de poder político, econômico e fraude na campanha petista do ano passado. De acordo com os tucanos, isso tornaria "ilegítima" a eleição de Dilma. A acusação mais grave aponta "financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas", suspeita investigada na Operação Lava Jato. Cabe agora a Toffoli definir qual ministro vai prosseguir com a ação.