Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Durante feriado, Dilma se reúne com ministros da articulação política

Na manhã deste feriado (12), ministros do núcleo político do governo realizaram uma reunião no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma Rousseff. O encontro não estava previsto na agenda oficial e o tema não foi divulgado. [Leia mais...]

Durante feriado, Dilma se reúne com ministros da articulação política

Foto: Pedro Ladeira/Frame/AE

Por: Paloma Andrade no dia 12 de outubro de 2015 às 16:20

Na manhã deste feriado (12), ministros do núcleo político do governo realizaram uma reunião no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma Rousseff. O encontro não estava previsto na agenda oficial e o tema não foi divulgado.

De acordo com a GloboNews, na ocasião foi discutida a possibilidade de reação a pedidos de impeachment contra a presidente, que podem voltar à ser analisados na Câmara esta semana. 

Na ocasião, estavam presentes os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do assessor especial Giles Azevedo. Para os ministros, há uma expectativa de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aprencie, nesta terça (13), o pedido com o maior apoio da oposição, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr. 

O objetivo dos oposicionistas é apresentar um recurso após Cunha rejeitar o pedido. Desta forma, seria necessário apenas a maioria dos votos em plenário (257 dos 513 deputados) para instalar uma comissão especial que daria parecer sobre o pedido de impeachment. Sendo necessário, ainda, ser submetido a plenário para efetivar a abertura do processo, dependendo de 342 votos dos deputados. 

No entanto, o Palácio do Planalto espera que Cunha, fragilizado com as denúncias de contas secretas em seu nome na Suíça, aceite diretamente o pedido, o que não seria necessário aprovação pelo plenário para dar início aos trabalhos da comissão.