Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após perder popularidade na Bahia, Lula desembarca em Salvador nesta semana

Política

Após perder popularidade na Bahia, Lula desembarca em Salvador nesta semana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Salvador, nos próximos dia 22 e 23 de outubro, com agendas relacionadas ao tema da educação, segundo informou a assessoria do Instituto Lula, ao Metro1. A informação foi divulgada após uma pesquisa, feita pelo Instituto Paraná Pesquisa, mostrar que o petista perdeu popularidade em seu principal reduto eleitoral: a Bahia. [Leia mais...]

Após perder popularidade na Bahia, Lula desembarca em Salvador nesta semana

Foto: Reprodução / Folha Política

Por: Camila Tíssia no dia 18 de outubro de 2015 às 18:37

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Salvador, nos próximos dia 22 e 23 de outubro, com agendas relacionadas ao tema da educação, segundo informou a assessoria do Instituto Lula, ao Metro1. Ainda de acordo com a assessoria, em breve um  comunicado mais completo sobre o assunto será passado para a imprensa. Informações iniciais dão conta de que, o ex-presidente abrirá o seminário sobre educação promovido pelo PT nacional. A ação foi divulgada após uma pesquisa, feita pelo Instituto Paraná Pesquisa, mostrar que o petista perdeu popularidade na Bahia. O estado detém o 4º maior colégio eleitoral do País e é responsável pelas maiores vitórias do PT desde 2002, quando Lula se elegeu pela primeira vez.

O levantamento aponta o senador Aécio Neves (PSDB) com 30,4% das intenções de voto dos baianos, contra 27,5% de Lula na modalidade estimulada (quando o entrevistador oferece os possíveis candidatos), para uma eventual disputa à presidência da República. Na hipótese de um segundo turno, Aécio também venceria Lula na Bahia. O tucano teria 47,5%, contra 37,1% do ex-presidente. Em simulação com o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, Aécio também venceria, desta vez com 47,2%, contra 34,1% do petista. 

O cenário muda na pesquisa, quando Aécio é substituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno. O petista teria 30% e Alckmin aparece em 3º, com 16,2% da preferência dos baianos. O instituto ouviu 1.325 pessoas em 70 cidades, entre os últimos dias 9 e 14. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.