Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 10 de abril de 2024

Política

É guerra! Prefeitura diz que vai inaugurar praça já feita pelo governo em 2014

Em pouco menos de dois anos, a praça Irmã Dulce virou alvo de disputa entre o Governo do Estado e da Prefeitura. Nesta sexta-feira (27), às 17h, o prefeito ACM Neto participa da entrega das obras de intervenção no equipamento, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa. [Leia mais...]

É guerra! Prefeitura diz que vai inaugurar praça já feita pelo governo em 2014

Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

Por: Matheus Simoni no dia 27 de novembro de 2015 às 08:32

Em pouco menos de dois anos, a praça Irmã Dulce virou alvo de disputa entre o Governo do Estado e da Prefeitura. Nesta sexta-feira (27), às 17h, o prefeito ACM Neto participa da entrega das obras de intervenção no equipamento, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa. A prefeitura fez um convite para a imprensa na inteção de participar do "evento de inauguração". Mas será que a praça será realmente será inaugurada?

Em 15 de janeiro de 2014, o governo entregou a segunda etapa de requalificação da Praça Irmã Dulce, que ganhou parque infantil, jardins, novas áreas de integração, paisagismo, pavimentação, iluminação e gradil. Além dos equipamentos, a praça também recebeu o Monumento Irmã Dulce, de quase 20 toneladas. Durante a inauguração, estiveram presentes o artista plástico Bel Borba - responsável pela obra -, a então ministra da Cultura, Marta Suplicy, o governador em exercício, Jaques Wagner (PT), o próprio ACM Neto (DEM), entre outras autoridades. Na ocasião, o prefeito anunciou que colocaria integrantes da Guarda Municipal de Salvador 24 horas de plantão na nova praça, para evitar ações de vandalismo e depredação. 

Na quinta-feira (26), no entanto, a Prefeitura anunciou com pompa que a praça seria inaugurada, tendo sua área ampliada para cerca de 18 mil m², com um investimento total de R$ 2,8 milhões. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, as obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e resultaram na compatibilização do piso do equipamento com o calçamento do entorno, além da construção do estacionamento com capacidade para abrigar 106 veículos, sendo 54 carros e 52 ônibus.

Setores ligados ao governo não receberam bem a notícia do convite da Prefeitura. De acordo com o site Bocão News, fontes do Executivo estadual afirmaram que ACM Neto estaria se apropriando de uma obra feita pelo governo do estado. "Quase dois anos depois, o prefeito anuncia que está inaugurando a praça Irmã Dulce, apropriando-se do equipamento reformado pelo governo do estado e confundindo a população. Que fique claro: o que ACM Neto entrega nesta sexta, 27 de novembro de 2015, é terminal de ônibus. E nada tem a ver com área de convivência feita para a população que homenageia Irmã Dulce", afirmaram as fontes.