Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

PGR pede para investigar Delcídio do Amaral, Renan Calheiros e Jader Barbalho

A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), e Jader Barbalho (PMDB-PA). [Leia mais...]

PGR pede para investigar Delcídio do Amaral, Renan Calheiros e Jader Barbalho

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 30 de novembro de 2015 às 18:42

A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), e Jader Barbalho (PMDB-PA). A procuradoria suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo os parlamentares.

No segundo pedido,  o chefe do Ministério Público pede outra investigação sobre Renan, Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE). Os pedidos estão em segredo de Justiça e foram formulados tendo como base petições ocultas, procedimentos adotados no STF para manter em sigilo as delações premiadas feitas pelos réus da Lava Jato.

Caso o STF autorize a abertura de inquérito, o total de investigados no âmbito da Lava Jato vai a 68. Ao todo, são 23 deputados, 14 senadores, 1 ministro de Estado e 1 ministro do Tribunal de Contas da União.