Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa e empresa de Eduardo Cunha

Política

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa e empresa de Eduardo Cunha

A Polícia Federal cumpre desde o início da manhã desta terça-feira (15), um mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. Além disso, foram realizadas também, buscas nas residências do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA). [Leia mais...]

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa e empresa de Eduardo Cunha

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 15 de dezembro de 2015 às 06:18

A Polícia Federal cumpre desde o início da manhã desta terça-feira (15), um mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. Além disso, foram realizadas também, buscas nas residências do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA). 

Cerca de 12 policiais e três viaturas foram deslocados para a casa de Cunha, que fica na Península dos Ministros. A ação na residência de Cunha foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A operação, nomeada de Catilinárias, tem como objetivo coletar provas nos inquéritos que apuram se o presidente da Câmara cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além disso, a PF também faz buscas na diretoria geral da Câmara dos Deputados e em empresa de Cunha, a C3 Produções Artísticas, no 29º andar de prédio de 40 andares na Av. Rio Branco, no Rio de Janeiro. Foram expedidos mais 53 mandados de busca e apreensão, referentes a sete processos da Lava Jato. O principal objetivo da PF é evitar que investigados destruam provas. Os mandados foram cumpridos também no Distrito Federal (9), em São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

Cunha já foi denunciado pela Procuradoria Geral da República ao STF pelos mesmos crimes, por conta da suspeita de ter recebido pelo menos US$ 5 milhões em contratos de aluguel de navios-sonda pela Petrobras. No entanto. o Supremo ainda não decidiu se aceita ou não a denúncia. 

O Conselho de Ética da Câmara pode votar ainda hoje o processo contra Cunha, por suposta quebra de decoro parlamentar. O novo relator, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), apresentará seu parecer para continuar as investigações. As reuniões estão marcadas para às 9h30 e também para o período da tarde.

Leia mais:

PF realiza buscas nas casas de ministros do Turismo e Ciência e Tecnologia

Operação Catilinárias: celular de Eduardo Cunha é apreendido