Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne especialistas para debater futuro da Bahia

Rádio Metropole

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne especialistas para debater futuro da Bahia

Objetivo do evento é reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e setor público

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne especialistas para debater futuro da Bahia

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2024 às 19:16

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) acontece entre os dias 4 e 5 de abril. Essa é uma ação integrante da 5ª Conferência Nacional, que busca orientar políticas públicas estaduais. Os temas abordados serão recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais.

O objetivo do evento é reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e setor público. Em entrevista ao Jornal da cidade da Rádio Metropole, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Pinho Joazeiro, explicou que a conferência é um planjo de gestão participativo do governo estadual.

"Estamos escutando a população, tanto sociedade civil, quanto academica, setor produtivo e também os governos municipais que participam da conferência para montar a política estadual de ciência, tecnologia e inovação. Não dá para fazer a política dentro do gabinete da secretaria com técnicos, precisamos escutar as pessoas", disse o gestor estadual.

O secretário destacou que o cenário nacional é muito ruim para o Nordeste, pois todo investimento ao longo da história se concentrava no Sul e Sudeste. "Os investimentos do governo federal atual tem melhorado a situação da Bahia no cenário nacional. Estamos em sétimo lugar em startups no país, um feito para conseguirmos chegar nesta posição com os recursos que temos. São Paulo, por exemplo, tem uma receita muito maior. Estamos indo no caminho de formar mais pessoas, estamos conseguindo pagar bolsas no valor nacional", complementou. 

Confira a entrevista na íntegra: