Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministro diz que vacina contra Zika pode ser desenvolvida em até um ano

Saúde

Ministro diz que vacina contra Zika pode ser desenvolvida em até um ano

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quinta-feira (11) que uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, vai possibilitar que a vacina contra o vírus Zika seja desenvolvida em até 1 ano. Mesmo com esse tempo, a vacina ainda necessitaria passar por testes clínicos para, em seguida, começar a ser produzida e disponibilizada à população, fase que deve durar mais dois anos. [Leia mais...]

Ministro diz que vacina contra Zika pode ser desenvolvida em até um ano

Foto: Divulgação/Fiocruz

Por: Matheus Simoni no dia 11 de fevereiro de 2016 às 14:57

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quinta-feira (11) que uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, vai possibilitar que a vacina contra o vírus Zika seja desenvolvida em até 1 ano. Mesmo com esse tempo, a vacina ainda necessitaria passar por testes clínicos para, em seguida, começar a ser produzida e disponibilizada à população, fase que deve durar mais dois anos.

"Há um grande otimismo de que poderemos desenvolver essa vacina em um tempo menor do que o que estava previsto. Aproximadamente, dentro de um ano, poderemos ter a vacina desenvolvida, podendo ser menos. Depois, vêm os testes e ensaios clínicos e a produção da vacina para poder ser comercializada e aplicada", disse Castro.    Ainda segundo o ministro, o investimento brasileiro na parceria com os Estados Unidos é de US$ 1,9 milhão para os próximos cinco anos.