Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

34 países já têm transmissão local do vírus da Zika, diz OMS

Em relatório divulgado neste sábado (13), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre a situação de disseminação do vírus da zika pelo mundo, já estão confirmados 34 casos de transmissão local do patógeno, 27 dos quais na América Latina e Caribe. [Leia mais...]

34 países já têm transmissão local do vírus da Zika, diz OMS

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Por: Jessica Galvão no dia 13 de fevereiro de 2016 às 20:03

Em relatório divulgado neste sábado (13), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre a situação de disseminação do vírus da zika pelo mundo, já estão confirmados 34 casos de transmissão local do patógeno, 27 dos quais na América Latina e Caribe.

Existem seis nações-ilha fora do Caribe com transmissão autóctone, sendo quatro no Pacífico, uma no Índico e uma no Atlântico. A Tailândia, onde o governo só relatava casos importados, já possui casos de contaminação interna. Além das áreas com transmissão do zika via mosquito confirmada, os países Malásia, Filipinas, Indonésia, Fiji e Gabão já estão com suspeita de circulação do vírus.

A Organização não está divulgando casos de zika não autóctones (exportados de um país para outro). Autoridades regionais, porém, já confirmam ao menos 14 casos de passageiros infectados com zika desembarcando em países de clima temperado, sendo dez deles na Europa.