Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Nove casos de febre Oropouche foram registrados na Bahia neste ano

Saúde

Nove casos de febre Oropouche foram registrados na Bahia neste ano

O órgão estadual afirma não haver uma ameaça iminente de saúde pública na região, mas que é preciso manter o alerta

Nove casos de febre Oropouche foram registrados na Bahia neste ano

Foto: Divulgação/Fiocruz

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2024 às 17:05

Nove casos de febre do Oropouche foram registrados este ano na Bahia, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). As informações divulgadas nesta quarta-feira (27) mostram que os casos foram detectados em Valença (7), no sul do estado, e no município de Laje (2). Segundo a Sesab, o cenário é atípico, considerando que a doença não é analisada como endêmica na região.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Não foram registradas transmissão direta entre pessoas. Os sintomas são semelhantes aos de outras arboviroses, incluindo febre, dor de cabeça e dores musculares. Não há um tratamento específico para a febre do Oropouche, sendo o método utilizado é focado no alívio dos sintomas.

Ainda conforme a Secretaria, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado realiza investigações complementares para aprimorar a compreensão do cenário da doença no estado, além de destacar que não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública. A pasta de Saúde ainda ressaltou a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos. É indicado também que a população permaneça com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele.