Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Mais de 63% da população já foi vacinada contra a H1N1 em Salvador

Um novo lote com 60 mil doses de vacinas será distribuído nesta sexta-feira (06) nos postos de saúde do município. [Leia mais...]

Mais de 63% da população já foi vacinada contra a H1N1 em Salvador

Foto: Reprodução / Fotos Públicas

Por: Camila Tíssia no dia 05 de maio de 2016 às 06:47

Mais de 391 mil pessoas já foram vacinadas, em Salvador, durante a Campanha Nacional Contra a Gripe H1N1, que foi iniciada no último dia 18 de abril em todo o Brasil. O número corresponde a 63.3% do público-alvo que mora na cidade. De acordo com a Prefeitura, o município é a terceira capital do país com maior cobertura de vacinados, ficando atrás de São Paulo e Macapá, respectivamente. 

Apesar da grande procura nos postos da rede municipal, a reposição das doses não tem sido feita pelo Ministério da Saúde com o mesmo ritmo com que a população tem procurado as vacinas, o que compromete o estoque nas unidades. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o estoque da Central de Distribuição está zerado e conta com algumas doses remanescentes em alguns postos da capital baiana. 

"A procura é histórica. Desde 2013 a campanha tem mantido uma média de alcance entre 13% e 15% do público-alvo no sexto dia de mobilização. Este ano, o percentual de imunizados praticamente triplicou no mesmo período. É um contingente muito alto e não estamos recebendo por parte do governo federal as vacinas na mesma proporção", explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização da Secreta ria Municipal da Saúde (SMS).

Novo lote de vacinas
Um novo lote com 60 mil doses de vacinas será distribuído nesta sexta-feira (06) nos postos de saúde do município. A campanha de vacinação contra gripe segue até o dia 30 de maio com a meta de proteger pelo menos 80% das 615 mil pessoas que integram o público-alvo formado por idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem em Salvador.