Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Cientistas internacionais pedem que Olimpíadas sejam adiadas por surto de Zika

Saúde

Cientistas internacionais pedem que Olimpíadas sejam adiadas por surto de Zika

Um grupo formado por mais de 100 cientistas internacionais enviou uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionando a favor de uma transferência ou adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em decorrência do surto de vírus Zika. [Leia mais...]

Cientistas internacionais pedem que Olimpíadas sejam adiadas por surto de Zika

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 27 de maio de 2016 às 16:18

Um grupo formado por mais de 100 cientistas internacionais enviou uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionando a favor de uma transferência ou adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em decorrência do surto de vírus Zika.

Classificando como "antiética" a manutenção das Olimpíadas diante das descobertas recentes sobre a zika, os especialistas pedem também que a OMS reveja com urgência suas recomendações sobre o Zika, que está relacionado a uma série de problemas no nascimento, incluindo microcefalia. Os cientistas também comentam o "fracasso" na tentativa do governo brasileiro de erradicar o mosquito e da existência de um sistema de saúde "fragilizado" do país como razões para o adiamento ou transferência da Olimpíada, que acontecerá no mês de agosto.

O documento é assinado por 125 cientistas, médicos e especialistas em ética médica de instituições como as universidades de Oxford, no Reino Unido, Harvard e Yale, ambas nos Estados Unidos. A carta diz ainda que o adiamento ou a transferência dos Jogos possibilitaria também uma diminuição em "riscos trazidos por uma turbulência história na economia, governança e na sociedade do Brasil - que não são problemas isolados, mas que fazem parte de um contexto que tornam o problema do Zika impossível de resolver com a aproximação dos Jogos".