Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Zika: OMS nega pedido de cientistas para adiar Olimpíada do Rio

Saúde

Zika: OMS nega pedido de cientistas para adiar Olimpíada do Rio

A entidade afirmou que não há motivos para adiar ou cancelar o evento, previsto para agosto deste ano. Na avaliação da OMS, uma eventual mudança no calendário da competição não alteraria significativamente a propagação do vírus. [Leia mais...]

Zika: OMS nega pedido de cientistas para adiar Olimpíada do Rio

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Por: Camila Tíssia no dia 28 de maio de 2016 às 11:27

Após um grupo, formado por mais de 100 cientistas internacionais, pedir que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro fossem adiados por conta do surto do vírus Zika, a Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu o posicionamento, neste sábado (28). A entidade afirmou que não há motivos para adiar ou cancelar o evento, previsto para agosto deste ano. Na avaliação da OMS, uma eventual mudança no calendário da competição não alteraria significativamente a propagação do vírus. 

"Com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países globalmente e em 39 nas Américas, não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário", disse através de comunicado.

A OMS também ressaltou que está fazendo recomendações ao governo brasileiro e ao Comitê Olímpico sobre formas de reduzir o risco de atletas e turistas de contraírem o vírus durante os Jogos, como o combate ao mosquito Aedes aegypti,que além do Zika, transmite a febre chikungunya, febre amarela e a dengue, de acordo com a Agência Brasil.

Depois da divulgação dos cientistas, o Ministério da Saúde declarou que o mês de agosto, quando a competição será realizada, é o período do ano de baixa incidência das doenças provocadas pelo mosquito.