Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Hospital Estadual da Criança reativa cirurgia cardíaca

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reativou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica na terça-feira (30). [Leia mais...]

Hospital Estadual da Criança reativa cirurgia cardíaca

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 01 de julho de 2015 às 11:03

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reativou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica na terça-feira (30). De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, por ano, a demanda de urgência, emergência e procedimentos eletivos, em todo o estado, gira em torno de 400 cirurgias, tendo, em 2012, a fila alcançado 600 pacientes.

“A reabertura desse serviço permite, simultaneamente, acelerar as cirurgias de recém-nascidos e crianças, reduzindo o tempo de espera, que, infelizmente, chegava a demorar meses, além de liberar leitos em outros hospitais que estão com pacientes internados, com longa permanência, por não conseguir realizar o procedimento cirúrgico”, disse.

As duas primeiras cirurgias cardíacas do HEC foram realizadas no primeiro mês de gestão da organização social Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. As duas cirurgias já realizadas foram bem-sucedidas e as crianças estão na UTI para cuidados intensivos.