Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Instituto Butantan fecha parceria com EUA para vacina contra o Zika vírus

Saúde

Instituto Butantan fecha parceria com EUA para vacina contra o Zika vírus

O Instituto Butantan fechou uma parceria com os Estados Unidos e com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (24), para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da zika, um dos causadores de microcefalia e de lesões cerebrais fetais graves. [Leia mais...]

Instituto Butantan fecha parceria com EUA para vacina contra o Zika vírus

Foto: Venilton Kuchler/ ANPr

Por: Jessica Galvão no dia 27 de junho de 2016 às 17:22

O Instituto Butantan fechou uma parceria com os Estados Unidos e com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (24), para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da zika, um dos causadores de microcefalia e de lesões cerebrais fetais graves.

A instituição brasileira deve receber cerca de US$ 3 milhões da Biomedical Advanced Research and Development Authority (Barda) – Autoridade de Desenvolvimento e Pesquisa em Biomedicina Avançada –, órgão do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, para as pesquisas de uma vacina de zika com vírus inativado. O repasse financeiro se dará por meio de acordo entre a Barda e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a expansão da capacidade de pesquisa e produção de vacinas no Brasil. 

Com a verba, será possível comprar equipamentos de laboratório, reagentes, linhagens de células e outros recursos necessários para o desenvolvimento e produção da vacinacontra a doença. A parceria também prevê a cooperação técnica entre pesquisadores da Barda e do Butantan.

A expectativa é que a vacina esteja pronta para testes em humanos no primeiro semestre do próximo ano.