Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Saúde

Temer sanciona lei que autoriza entrada forçada em imóveis contra Aedes

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), sancionou a lei que determina medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya. A Lei Nº 13.301, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28), autoriza a entrada forçada em imóveis para eliminação de focos do mosquito, medida que já era prevista por uma medida provisória de 29 de janeiro. [Leia mais...]

Temer sanciona lei que autoriza entrada forçada em imóveis contra Aedes

Foto: PAHO/WHO

Por: Jessica Galvão no dia 28 de junho de 2016 às 16:29

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), sancionou a lei que determina medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya. A Lei Nº 13.301, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28), autoriza a entrada forçada em imóveis para eliminação de focos do mosquito, medida que já era prevista por uma medida provisória de 29 de janeiro.

Ela determina também, a criação do Programa Nacional de Apoio ao Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes (Pronaedes) para financiamento de projetos de combate à proliferação do mosquito.

Com a nova lei, os agentes públicos poderão realizar o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares para eliminação de focos de mosquito somente em três situações: quando o imóvel estiver com sinais visíveis de abandono; quando, após duas visitas, não for possível localizar alguém que permita a entrada no imóvel ou quando houver uma recusa em permitir a entrada do agente público.