Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Medicamentos modernos permitem tratamento menos sofrido de hepatites virais

Saúde

Medicamentos modernos permitem tratamento menos sofrido de hepatites virais

A Metrópole está mostrando, durante toda esta semana, a batalha no tratamento das hepatites virais. Para aqueles diagnosticados com o tipo C da doença no passado, queda de cabelo, perda de peso excessivo e até mesmo depressão eram alguns dos efeitos colaterais das medicações administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por mais de 20 anos. Há pouco mais de um ano, porém, os medicamentos sufosbuvir e daclatasvir passaram a ser importados do Canadá, Estados Unidos e Holanda, garantindo um tratamento mais tranquilo para os pacientes. [Leia mais...]

Medicamentos modernos permitem tratamento menos sofrido de hepatites virais

Foto: Tánia Rêgo/ABr

Por: Bárbara Silveira no dia 25 de julho de 2016 às 18:15

A Metrópole está mostrando, durante toda esta semana, a batalha no tratamento das hepatites virais. Para aqueles diagnosticados com o tipo C da doença no passado, queda de cabelo, perda de peso excessivo e até mesmo depressão eram alguns dos efeitos colaterais das medicações administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por mais de 20 anos. Há pouco mais de um ano, porém, os medicamentos sufosbuvir e daclatasvir passaram a ser importados do Canadá, Estados Unidos e Holanda, garantindo um tratamento mais tranquilo para os pacientes.

Como explica o hepatologista Raymundo Paraná, tanto a hepatite B quanto a C são tratáveis e com medicamentos fornecidos pelo serviço público. “No caso da B, o tratamento não tem por objetivo, ainda, curar a doença, mas controlá-la. Da mesma maneira que se faz com o HIV, o indivíduo fica dependendo do uso de medicamentos para que a doença não progrida. Já a hepatite C sofreu espetacular mudança de paradigma. Hoje é uma doença curável facilmente, na maioria dos casos, com medicações orais, isentos de efeitos adversos, que já estão disponíveis no SUS, mas infelizmente não estão disponíveis para todos os brasileiros”, diz.

Leia mais:
>> Julho Amarelo: no passado, tratamento contra hepatites era doloroso e inseguro
>> Incerteza e recuperação: engenheiro lembra luta contra hepatite C nos anos 90
>> Especial da Metrópole vai discutir prevenção e tratamento das hepatites virais