Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar

Saúde

Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar

Dando continuidade ao projeto Metrópole Especial Saúde, que vai abordar, até o domingo (31), o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, a nutricionista Alaide Rêgo falou ao Metro1 sobre como deve ser a dieta para o portador destas enfermidades. Ela explica que uma das ações mais importantes é diminuir a ingestão de gordura saturada e açúcar. [Leia mais...]

Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar

Por: Jessica Galvão no dia 26 de julho de 2016 às 11:21

Dando continuidade ao projeto Metrópole Especial Saúde, que vai abordar, até o domingo (31), o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, a nutricionista Alaide Rêgo falou ao Metro1 sobre como deve ser a dieta para o portador destas enfermidades. Ela explica que uma das ações mais importantes é diminuir a ingestão de gordura saturada e açúcar.

"Considerando que a hepatite é uma inflamação no fígado, eu tenho que poupar esse órgão, que é vital para o funcionamento do corpo. O sangue dele é responsável por produzir várias enzimas digestivas, responsável por produzir proteínas e fatores de coagulação, e é um órgão fundamental. Então eu preciso deixar ele descansando. Quem tem hepatite às vezes tem outros tipos de patologias, então é sempre bom estar consultando um nutricionista para adequar a dieta de cada um. Mas, no geral, é evitar o consumo excessivo de gordura saturada, aquelas frituras, diminuir o consumo de alimentos industrializados, porque através deles eu posso ter muitos aditivos, e meu fígado vai ter que trabalhar mais. A ideia é poupá-lo. É preciso também diminuir o excesso de açúcar, evitar os doces, procurar frutas com menor índice glicêmico, coisas que não elevem tanto o açúcar. A fruta é importante, precisa ser lavada e consumida, mas tem umas que elevam mais rápido o açúcar, e essas devem ser evitadas", disse.

De acordo com Alaide Rêgo, é necessária uma dieta rica em ômega 3 para tratamento do fígado debilitado. "Eu também gosto muito de acrescentar frutas amigas do fígado, por exemplo, as frutas vermelhas, o abacate. Fala-se tão mal do abacate, que ele tem gordura, mas é uma gordura boa, que precisa ser consumida. O alho é um antioxidante importantíssimo e pode ser consumido; a cúrcuma, aquele tempero amarelo; açafrão da terra, que também é antioxidante para o fígado. A alimentação da pessoa com hepatite também tem que ter ômega 3, proveniente de peixes. E uma alimentação rica em probióticos para tratar o intestino dessa pessoa. Ele é o órgão que vai fazer toda a captação de nutrientes para dar subsídio ao fígado para se recuperar, então ele precisa também ser tratado. Tem também o probiótico natural, por exemplo, a biomassa da banana verde, ou o probiótico manipulado, que a gente já encontra hoje", falou.