Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Hepatite Zero: Rotary realiza campanha com testes gratuitos em Salvador

Saúde

Hepatite Zero: Rotary realiza campanha com testes gratuitos em Salvador

Ao longo desta semana instituições, em todo o Brasil, realizam mutirões que incentivam o diagnóstico da hepatite C. Na capital baiana, o Rotary Club da Bahia é responsável pela campanha contra a doença, desde o dia 25 de julho, seguindo até a sexta, 29. O teste é gratuito e pode ser feito das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). [Leia mais...]

Hepatite Zero: Rotary realiza campanha com testes gratuitos em Salvador

Foto: Divulgação

Por: Camila Tíssia no dia 26 de julho de 2016 às 12:12

Ao longo desta semana instituições, em todo o Brasil, realizam mutirões que incentivam o diagnóstico da hepatite C. Na capital baiana, o Rotary Club da Bahia é responsável pela campanha contra a doença, desde o dia 25 de julho, seguindo até a sexta, 29. O teste é gratuito e pode ser feito das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizado no Largo de Roma. As ONGs Viva Vida, de Ipiaú, e Vontade de Viver, de Salvador, também apoiam o projeto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Para o médico Eduardo Barbosa, presidente do Rotary Club da Bahia e coordenador do Serviço de Otorrino do Hospital Santo Antônio, é importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como "Assassina Silenciosa".

"A doença é causada por um vírus que provoca inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são portadoras desse vírus e depois de algum tempo ele pode apresentar uma cirrose hepática ou um tumor de fígado, que precise de um transplante. Então se a pessoa é diagnosticada no início, consegue fazer um tratamento e evitar complicações mais sérias no paciente", explicou Barbosa, em entrevista ao Metro1.

O médico reforçou que o atendimento é rápido e cada pessoa leva de 5 a 10 minutos para realizar o exame. "Se detectar uma suspeita, o paciente será encaminhado para fazer um acompanhamento e tratamento posterior da hepatite. Muitos se contaminam sem saber como, na depilação, ao fazer unhas, tatuagem, também utilizando agulhas, drogas e ainda em relação sexual. Depois de alguns anos que vai ver e já está complicado. O ideal é prevenir e tomar cuidados no início, pois fica mais fácil o tratamento. Não existe vacina para a hepatite C só para a B", completou.