Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Sem casos de sarampo, Brasil deve receber certificado de eliminação da doença

Há um ano sem registrar casos de sarampo, a Organização Pan-Americana de saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) informou, nesta terça-feira (26), que o vírus da doença foi considerado interrompido no Brasil. [Leia mais...]

Sem casos de sarampo, Brasil deve receber certificado de eliminação da doença

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 26 de julho de 2016 às 18:49

Há um ano sem registrar casos de sarampo, a Organização Pan-Americana de saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) informou, nesta terça-feira (26), que o vírus da doença foi considerado interrompido no Brasil. O Ministério da Saúde espera que o país receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS até o final deste ano. Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada.

Os últimos registros de sarampo no país constam de julho do ano passado, no Ceará. Após o surto, houve o investimento de R$ 1,2 milhão para custear ações de controle da doença e na contratação de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Os profissionais participaram do mapeamento das regiões com maior transmissão do vírus, realizando vacinação em postos de Saúde e nas casas dos moradores de áreas de grandes registros da infecção viral. A doença é altamente contagiosa e transmitida pelo ar.  

O sarampo é considerado uma das principais causas de morte entre as crianças no mundo. Aproximadamente 114,9 mil pessoas foram vítimas dessa doença em 2014, sendo 314 óbitos de crianças menores de 5 anos.