Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Hepatite C tem cura: documentário destaca evolução do tratamento contra a doença

Saúde

Hepatite C tem cura: documentário destaca evolução do tratamento contra a doença

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde avançou pelo Brasil para ouvir relatos de pacientes curados da hepatite C por meio do novo tratamento para a doença, disponível no Sistema Único de Saúde desde o fim do ano passado. O resultado das viagens foi o minidocumentário "Hepatite C tem cura", que foi publicado no YouTube na última quinta-feira (28). [Leia mais...]

Hepatite C tem cura: documentário destaca evolução do tratamento contra a doença

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Felipe Paranhos no dia 29 de julho de 2016 às 11:40

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde avançou pelo Brasil para ouvir relatos de pacientes curados da hepatite C por meio do novo tratamento para a doença, disponível no Sistema Único de Saúde desde o fim do ano passado. O resultado das viagens foi o minidocumentário "Hepatite C tem cura", que foi publicado no YouTube na última quinta-feira (28). 

O músico Gilson Peranzetta falou da transformação que sua vida passou com a chegada do novo protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do Ministério. Hemofílico, o compositor não podia se submeter ao tratamento antigo. "Fiquei um tempo muito mal de cabeça. Como que eu iria fazer pra me curar se eu não podia usar os remédios antigos? E aí apareceu esse tesouro, remédios novos, e eu hoje estou aqui te dando essa entrevista, feliz da vida, pronto pra recomeçar", falou. 

"A alegria que foi quando nós conseguimos receber o remédio... Eu começar a usar e ter em um mês uma resposta de uma coisa que te acompanha há mais de 50 anos... É como um milagre", completou Peranzetta. 

Antonio Gurjão, jornalista, contou que teve muitos problemas com as medicações anteriores e teve a qualidade de vida resgatada pelo novo tratamento. "Eu não senti nenhum efeito colateral. Continuei levando a vida normal, trabalhando, fazendo o que eu fazia antes — até melhor, porque não perdi o apetite e ganhei peso. Com um mês do novo tratamento, eu fiz o primeiro exame e já deu negativo. Me considero curado. Espero que eu tenha vencido a doença, eliminado definitivamente o vírus do meu corpo", declarou. 

Assista a "Hepatite C tem cura"!