Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 04 de abril de 2024

Saúde

Superintendente do Martagão Gesteira comemora volta de atendimento oncológico

O superintendente do Hospital Martagão Gesteira, Antonio Novaes, comemorou a volta do atendimento oncológico na unidade de Saúde. Segundo Novaes, uma reunião com o Ministério Público e com a Secretaria de Saúde de Salvador selou um acordo que permitiu o retorno do atendimento, parado desde 12 de agosto. [Leia mais...]

Superintendente do Martagão Gesteira comemora volta de atendimento oncológico

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

Por: Matheus Morais e Gabriel Nascimento no dia 24 de agosto de 2016 às 10:21

O superintendente do Hospital Martagão Gesteira, Antonio Novaes, comemorou a volta do atendimento oncológico na unidade de Saúde. Segundo Novaes, uma reunião com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) selou um acordo que permitiu o retorno do atendimento, parado desde 12 de agosto. 

Sobre o aporte financeiro para o Martagão, que possibilitou a retomada das atividades na área, Novaes foi direto: "É uma boa notícia, apesar de não resolver o problema. A gente aguarda uma resposta do Ministério da Saúde [para alcançar mais recursos], mas esse aporte de R$ 80 mil e mais R$ 150 mil [da Secretaria Municipal de Saúde] nos próximos 90 dias, foi possível pra que a gente chamasse os médicos, fornecedores, pra resolver essa situação", disse em entrevista a José Eduardo, na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (24). 

Para Novaes, o período em que o atendimento esteve suspenso "foi angustiante". "São familias carentes, a gente fez um estudo; nos últimos anos mais de 80% vivem com menos de um salário mínimo. Quando você tem na família uma criança com doença grave, isso complica ainda mais", afirmou.

"Dos serviços que anunciamos o encerramento, são 530 crianças em tratamento. Dez casos novos de oncologia todos os meses. Nossa central já está ligando pras mães, retomando as consultas. Fim da angústia de ver tantas mães batendo na nossa porta, e a gente sem poder fazer o atendimento. São cerca de 250 mil atendimentos", completou.