Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Secretaria descarta casos de febre amarela na Bahia; Minas confirma sete mortes

Saúde

Secretaria descarta casos de febre amarela na Bahia; Minas confirma sete mortes

Há 75 anos não havia registro de febre amarela no Brasil. No entanto, 2017 começou com um surto da doença e já foram confirmadas sete mortes no estado de Minas Gerais. Apesar disso, até o momento, não há casos confirmados na Bahia. [Leia mais...]

Secretaria descarta casos de febre amarela na Bahia; Minas confirma sete mortes

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 18 de janeiro de 2017 às 16:57

Há 75 anos não havia registro de febre amarela no Brasil. No entanto, 2017 começou com um surto da doença e já foram confirmadas sete mortes no estado de Minas Gerais. Apesar disso, até o momento, não há casos confirmados na Bahia. Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirmou, ao Metro1, que foi emitida apenas um alerta.

A secretaria falou também que uma pessoa da cidade de Teófilo Otoni (MG), infectada pela doença viajou para o extremo Sul da Bahia e por isso houve uma suspeita. Mas o paciente já voltou para o município de origem e a situação foi descartada.

Através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a nota informativa fala sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Por prevenção, após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.

De acordo com o comunicado emitido os municípios são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Na nota também consta que as cidades baianas estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela. Em determinados locais serão priorizadas apenas crianças a partir de nove meses e pessoas que irão viajar para as áreas consideradas de risco. Não é recomendada a imunização de lactantes.

A DOENÇA
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. No Brasil são classificadas como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Depois de identificar alguns dos sintomas, a secretaria indica que o paciente procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.