Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

Anvisa proíbe venda de produtos com Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o país a fabricação, a comercialização, a distribuição e a importação de Noz da Índia (Aleurites moluccanus) e do Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana) em medicamentos, alimentos ou qualquer forma de apresentação. [Leia mais...]

Anvisa proíbe venda de produtos com Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

Foto: Reprodução

Por: Luiza Leão no dia 07 de fevereiro de 2017 às 19:10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o país a fabricação, a comercialização, a distribuição e a importação de Noz da Índia (Aleurites moluccanus) e do Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana) em medicamentos, alimentos ou qualquer forma de apresentação.

As sementes, usadas para emagrecimento e que possuem propriedades laxativas, estão associadas a mortes ocorridas em Campo Grande (MS), São Luiz (MA) e a um terceiro caso que ainda está investigado em Santos (SP). A decisão foi tomada após evidências de toxicidade do produto.

Além de proibir a venda e o consumo, a agência reguladora determinou o recolhimento de todo o estoque existente no mercado nacional. A medida sanitária proíbe ainda a divulgação, em todos os meios de comunicação, de medicamentos e alimentos que apresentem estes insumos.

O produto também é conhecido por Nogueira de Iguape, Nogueira, Nogueira da Índia, Castanha Purgativa, Nogueira-de-Bancul, Cróton das Moluscas, Nogueira Americana, Nogueira Brasileira, Nogueira da Praia, Nogueira do Litoral, Noz Candeia, Noz das Moluscas e Pinhão das Moluscas.