Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Saúde

Mais de 150 países exigem vacina contra a febre amarela

No mundo, 254 países fazem parte do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e desse total, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp). [Leia mais...]

Mais de 150 países exigem vacina contra a febre amarela

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 14 de fevereiro de 2017 às 14:59

No mundo, 254 países fazem parte do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e desse total, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp). A maioria desses países estão na América do Sul, América Central, África, Ásia e no Oriente Médio, além de ilhas localizadas no Caribe e na Oceania.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo com o surto da febre amarela no Brasil, não há nenhuma mudança de status do país em relação ao risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde (OMS). Os atuais casos da doença foram registrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. "O Brasil já tinha febre amarela e também exige o certificado. Não há qualquer ação restritiva por parte dos países signatários do RSI e, portanto, do Civp", relatou a Anvisa.

A entidade orienta que os viajantes consultem o portal da agência e verifiquem as vacinas e recomendações para o país de destino e se há a exigência de certificados. "A lista é variável e pode ser alterada dependendo do contexto epidemiológico mundial", informou a Anvisa.