Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Saúde

Salvador é a capital brasileira com menor incidência de fumantes

O Ministério da Saúde fez um levantamento que mostra que Salvador é a capital brasileira com menor índice de fumantes, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle do Tabagismo tratou, só no ano passado, mais de 1,5 mil pacientes. [Leia mais...]

Salvador é a capital brasileira com menor incidência de fumantes

Foto: USP Imagens

Por: Laura Lorenzo no dia 30 de maio de 2017 às 17:55

O Ministério da Saúde fez um levantamento que mostra que Salvador é a capital brasileira com menor índice de fumantes, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle do Tabagismo tratou, só no ano passado, mais de 1,5 mil pacientes.

\'Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes em nossa cidade e, consequente, a mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. Um paciente que deixa de fumar impacta na qualidade de vida de inúmeras pessoas à sua volta que, de alguma forma, sofriam os prejuízos da prática por serem fumantes passivos\', explicou Carla Germiniana, técnica do Campo Temático do Controle do Tabagismo.

Tratamento

Atualmente, 45 unidades de saúde da rede municipal fazem parte do programa de controle do tabagismo. O cidadão que quiser se curar do vício deve procurar um dos postos portando um documento oficial de identificação com foto e cartão SUS. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma avaliação clínica e entrevistas individuais para estimar o grau de dependência química e psicológica. A partir daí, eles participam de sessões individuais e em grupo.

O tratamento dura, em média, três meses e os pacientes com necessidade são encaminhados também para o uso de medicamentos.