Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

ʹViver obeso é viver doenteʹ, diz Marcelo Zollinger sobre cirurgia bariátrica

Saúde

ʹViver obeso é viver doenteʹ, diz Marcelo Zollinger sobre cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica foi tema da conversa entre Mário Kertész e o superintendente executivo do Hospital da Bahia e cirurgião, Marcelo Zollinger, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com ele, o procedimento "não traz o emagrecimento eterno" e o paciente deve cuidar da alimentação antes e depois da cirurgia. [Leia mais...]

ʹViver obeso é viver doenteʹ, diz Marcelo Zollinger sobre cirurgia bariátrica

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 23 de janeiro de 2018 às 08:20

Atualizado: no dia 23 de janeiro de 2018 às 08:26

A cirurgia bariátrica foi tema da conversa entre Mário Kertész e o superintendente executivo do Hospital da Bahia e cirurgião, Marcelo Zollinger, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (23). Ele deu detalhes sobre o procedimento e alertou que não há a possibilidade de "emagrecimento eterno".

"O segredo é o pós-operatório para que o paciente emagreça com saúde. Quando nós começamos a fazer a cirurgia, existiam várias queixas de pacientes com queda de cabelo, anemia, alteração na pele. Hoje os efeitos são muito menores e estão ligados ao desleixo de pacientes", disse.

Zollinger explicou que o problema dos pacientes que voltam a ter o mesmo peso de antes "está na cabeça". "Muitos pacientes têm um foco e as alternativas como o alcoolismo está ligado a uma fuga. Nós precisamos ter aderência nos serviços. O paciente precisa estar com uma equipe multidisciplinar. Um ano depois, pode engordar", concluiu.