Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ouvinte denuncia superfaturamento na Sesab e secretário suspende licitação

Saúde

Ouvinte denuncia superfaturamento na Sesab e secretário suspende licitação

A concorrência para fornecimento de medicamentos na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia foi denunciado por um ouvinte, na Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (9). [Leia mais...]

Ouvinte denuncia superfaturamento na Sesab e secretário suspende licitação

Foto: Reprodução / Sesab

Por: Camila Tíssia no dia 09 de outubro de 2015 às 08:19

A concorrência para fornecimento de medicamentos na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia foi denunciado por um ouvinte, na Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (9). "Sou fornecedor de produtos de laboratório, em São Paulo, e há dois anos estamos pedindo para a secretaria de saúde padronizar um produto em faixa de 4.372% de alta de mercado. Há um ano atrás relizou-se uma liquidação no Rio de Janeiro, este produto foi plotado a R$ 39,40. O distribuidor dessa marca vai entrar hoje em Salvador com o preço de 3.372%", disse Oswaldo.

Ainda segundo o ouvinte, as empresas recorreram com pedindo de anulação do edital e foram negados. A licitação (091/2015) seria realizada hoje, às 9 horas, e segundo ele teria uma empresa certa para ganhar a marca que seria a Tecmédica - Tecnologia em produtos hospitalares. "Ela ganhou e vem ganhando, como ontem em Camaçari, com o preço de 1000 e 2000%. O produto é do fabricante Convatec e nós que somos de São Paulo ficamos decepcionados, porque não é o primeiro ano, são vários anos com a marca Convatec dominando. Será que o PT não aprendeu? Basta de roubar. Vamos dar um basta nisso. Os hospitais sem algodão, sem soro e vão comprar um produto com 5.000% de aumento", disse.

Após a denúncia, a Metrópole entrou em contato com o secretário de saúde Fábio Vilas Boas, que está na Europa acompanhando o governador Rui Costa, e ele se pocionou afirmando que a licitação está suspensa até que seja apurado o que está acontecendo.

"Acabei de receber o áudio de vocês e liguei para a secretaria para saber do que se tratava. Foi feita a licitação com três cotações de empressas de três estados diferentes. Ao longo dos anos, na secretaria, até então não apontou nenhum sinal vermelho, mas depois dessa denúncia vamos apurar. Nós trabalhamos com uma cotação eletrônica que cota no Brasil inteiro para visão de todos e tenho uma norma de estabaelecer preço público mais de 95% dentro do processo preços que sé se compra licitado", afirmou.

Veja imagem da abertura da licitação abaixo: