Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Diretor do Hospital Santo Amaro nega fechamento de maternidade e comenta crise

Saúde

Diretor do Hospital Santo Amaro nega fechamento de maternidade e comenta crise

O diretor do Hospital Santo Amaro, Álvaro Nonato, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (13), falou sobre a crise na obstetrícia baiana e desmentiu a informação sobre o fechamento da maternidade do hospital. [Leia mais...]

Diretor do Hospital Santo Amaro nega fechamento de maternidade e comenta crise

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Nascimento no dia 13 de outubro de 2015 às 10:13

Atualizado: no dia 13 de outubro de 2015 às 18:45

O diretor do Hospital Santo Amaro, Álvaro Nonato, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (13), falou sobre a crise na obstetrícia baiana e desmentiu a informação sobre o fechamento da maternidade do hospital. Nonato afirmou que a carência de leitos em maternidades na capital baiana, vem sendo discutida há alguns anos. "Esse é um assunto que já provocou duas reuniões, se não me engano, no Conselho Regional de Medicina. Reuniões essas que envolveram diversos personagens do mercado de hospitais, entidades médicas, mas que não tem se obtido nessas reuniões um resultado muito objetivo", declarou.

Álvaro ressaltou que o crescimento da demanda nesta área, complica ainda mais a situação e que a crise não é apenas regional. "Esse é um problema nacional, atinge a nós todos. (...) No caso do Santo Amaro, não há nenhuma intenção, nunca houve intenção de fechar maternidade, pelo contrário, estamos em um processo muito intenso de qualificação da maternidade, na expectativa de aumento do número de partos, a decisão foi fechar a emergência obstétrica, pelo fato de estar convivendo com esse número excessivo de pacientes aumentando o risco das gestantes, das equipes, tudo por conta do número grande de procura", disse.

O diretor falou ainda sobre o fechamento de outras maternidades, como a do Hospital Sagrada Família, por exemplo. "Temos a informação de que o Hospital Sagrada Família tá fechando a maternidade para o SUS, temos a informação de que um hospital de Vitória da Conquista, também está fechando a sua obstetrícia, e realmente essas notícias tem nos preocupado e devem levar aos órgãos interessados sentarem e procurarem uma solução", completou.

Por meio de nota, a Fundação José Silveira, que administra o hospital, esclarece que "tem realizado aprimoramento contínuo dos seus serviços, buscando cada vez mais bem-estar para o público atendido. A medida, que visa garantir melhor atendimento aos pacientes, não implicará na redução no número de leitos disponíveis e de partos realizados no HSA, assim como acontece em outras maternidades de Salvador, que não dispõem também de emergência obstétrica."