Consórcio Nordeste pede prorrogação do estado de calamidade no país por mais 180 dias
Gestores estaduais justificam o pedido pelo fato de não haver previsão da imunização de toda a população contra o coronavírus, além do aumento do número de casos
![Consórcio Nordeste pede prorrogação do estado de calamidade no país por mais 180 dias [Consórcio Nordeste pede prorrogação do estado de calamidade no país por mais 180 dias]](https://www.metro1.com.br/noticias/102454,consorcio-nordeste-pede-prorrogacao-do-estado-de-calamidade-no-pais-por-mais-180-dias-3.jpg)
Por Luciana Freire no dia 21 de Janeiro de 2021 ⋅ 19:30
O presidente do Consórcio Nordeste e também membro do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), solicitou, ao presidente Jair Bolsonaro, a prorrogação do estado de calamidade pública no Brasil por mais 180 dias. O ofício foi assinado em nome dos dois colegiados.
“Essa iniciativa asseguraria a continuidade de ações de proteção àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de auxílios correspondentes”, declararam os governadores no ofício.
Os gestores estaduais também justificam o pedido pelo fato de não haver previsão da imunização de toda a população, além do aumento do número de casos confirmados, da ocupação de leitos e elevação na taxa de transmissibilidade do coronavírus.
O Senado aprovou, em março de 2020, o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no país em razão da pandemia de coronavírus. Ele ficou em vigor até o dia 31 de dezembro de 2020.