Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Brigadistas e voluntários pedem apoio para combater incêndio em Lençóis

Bahia

Brigadistas e voluntários pedem apoio para combater incêndio em Lençóis

O incêndio atinge grande área do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Brigadistas e voluntários pedem apoio para combater incêndio em Lençóis

Foto: Divulgação

Por: Augusto Romeo no dia 24 de março de 2021 às 09:46

Brigadistas da BVL (Brigada Voluntária de Lençóis), do BRAL (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis) e voluntários pedem ajuda para combater as chamas de um incêndio que atingiu a região de Lençóis, na Chapada Diamantina-BA, na noite desta terça-feira (23). Os moradores e comerciantes locais também se mobilizaram e estão se articulando para tentar combater as chamas. Segundo informações preliminares, o fogo atinge uma área dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Moradores ainda afirmam que são mais de 2km de vegetação afetada na região.

O fogo foi identificado em uma das trilhas, batizada de trilha do Rio Mandaçaia, e os brigadistas locais estão tomando medidas e providências para conter as chamas. Segundo Pablo Casella, analista ambiental do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), já houveram conversas com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com o INEMA (Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos) e com os bombeiros para mobilizar brigadas federais e aeronaves para apoiar a região. Além disso, Casella afirmou que o cenário ainda não chega a ser catastrófico, mas é preocupante. Para integrantes da BVL e do BRAL, o apoio da sociedade é muito importante.

Brigadistas de toda a região da Chapada Diamantina, como Palmeiras, Vale do Capão, Mucugê, Andaraí, Guiné, entre outros, também foram acionados para tentar controlar o incêndio. Ainda não há informações sobre o que teria causado as chamas ou se há pessoas feridas.

Faça sua doação para a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis pelo site: http://www.bral.org.br/doacao-online/. Caso você prefira contribuir com doações através de depósito em conta bancária, os dados são:

Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis
Banco do Brasil (001)
Agência 0251-8 C.C.: 12619-5
CNPJ: 07.087.037/0001-48

Você também pode doar para a Brigada Voluntária de Lençóis através do PIX: 75999727411 (celular) ou 013.062.315-66 (CPF), de Leonardo Coelho Soares, secretário da BVL.