Bahia

Hemoba faz apelo por mais doações de sangue durante o verão

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) esta buscando amenizar e aumentar os estoques de hemocomponentes em todo o estado. O hemocentro faz um apelo para a sociedade comparecer a uma das unidades para doar sangue em meio ao período em que os estoques de sangue caem, ao mesmo tempo que aumenta a demanda transfusional. [Leia mais...]

[Hemoba faz apelo por mais doações de sangue durante o verão]
Foto : Divulgação

Por Jessica Galvão no dia 08 de Janeiro de 2016 ⋅ 19:58

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) esta buscando amenizar e aumentar os estoques de hemocomponentes em todo o estado. O hemocentro faz um apelo para a sociedade comparecer a uma das unidades para doar sangue em meio ao período em que os estoques de sangue caem, ao mesmo tempo que aumenta a demanda transfusional.

Durante o Verão, existe uma redução considerável no comparecimento de doadores (fidelizados ou não) nas unidades da Hemoba, devido ao período festivo, de férias escolares e do movimento intenso nas estradas, que geram, na maioria das vezes, situações de acidentes, envolvendo vítimas que precisam de sangue. Para evitar crises no fornecimento nos hospitais e unidades de pronto-atendimento, a Hemoba conclama a população baiana para compartilhar esperança, fazendo doação voluntária de sangue durante todo o período de alta estação.

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Além do hemocentro coordenador, os voluntários têm a opção de doar sangue nos Hemóveis (unidades móveis da Hemoba), no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Não podem doar sangue mulheres grávidas, ou em fase de amamentação; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

Notícias relacionadas