Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

PRF flagra carreta carregada de milho com 25 toneladas acima do limite permitido

Bahia

PRF flagra carreta carregada de milho com 25 toneladas acima do limite permitido

Flagrante ocorreu durante fiscalização na BR 242 em Seabra (BA). Motorista tentou esconder nota fiscal para ocultar a infração

PRF flagra carreta carregada de milho com 25 toneladas acima do limite permitido

Foto: Divulgação PRF

Por: Metro1 no dia 18 de junho de 2021 às 16:59

Policiais rodoviários federais flagraram uma carreta carregada com grãos de milho com 25.000 quilos acima da capacidade permitida. A infração ocorreu  no Km 408 da BR 242 em Seabra (BA), na tarde de quinta-feira (17), mas só foi divulgada nesta sexta (18) pelo PRF.

Os policiais realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam o caminhão transportando grãos de milho com volume aparentemente acima da capacidade, características evidentes de excesso de peso.

A equipe, ao identificar a infração, solicitou a outra documentação fiscal referente à carga. Neste momento, o condutor do veículo informou aos policiais que não possuía esse documento se recusando e tentou impedir a atuação policial. Os policiais conseguiram descobrir a outra documentação que comprovou a existência de excesso de peso no veículo.
Além das multas, o motorista assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal, a fim de responder por sua conduta prevista no artigo 330 do Código Penal (Desobediência).

Perigos - Para obter mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Segundo a PRF, estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.
Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.